Telefone

(55) 3535.9700

Atendimento

24 horas

blog-post-image

Capacitação sobre Protocolo de Manchester aos Enfermeiros da Emergência

17/08/2021

   Na manhã do dia 17 de agosto, o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio realizou uma capacitação aos enfermeiros da instituição acerca do Protocolo de Manchester implementado no setor da Emergência. O Protocolo de Manchester visa classificar os pacientes de acordo com as queixas, priorizando os atendimentos de acordo com sua gravidade e não conforme chegada ao serviço.

   Isso significa que, os pacientes com risco eminente de vida serão atendidos imediatamente, assim como pacientes sem sinais de gravidade, com sinais e sintomas há dias e que possam ter sua demanda atendida nas unidades de Estratégia de Saúde da Família, serão referenciadas às ESFs. O objetivo da implantação deste protocolo também é "desafogar" a emergência, evitando assim que a equipe dedique maior parte do tempo ao paciente  estável e prejudique a assistência ao paciente grave.

   O Hospital São Vicente de Paulo criou um documento oficializando esta prática de atendimento, assim como irá divulgar para a comunidade tresmaiense posteriormente. A Norma de Acolhimento e Classificação de Risco da Emergência está sendo discutida com a Secretaria Municipal de Saúde a fim de alinhar os processos de saúde, beneficiando a comunidade em geral.